RSS

Pesquisar

Inclusão Digital Um direito de Todos - Turma do 2ºAno D- Pró Alecsandra

O laboratório vem atendendo  toda a comunidade e o alunado em geral com projeto de Inclusão digital, onde professores trazem seus alunos ao Laboratório para complemento das atividades de sala de aula, buscado assim um melhor aproveitamento do conteúdo trabalhado e desenvolvendo neles o hábito da pesquisa, leitura e escrita. Os alunos mais novos aprende a usar o mause através de jogos educativos.


 











1ª REUNIÃO DE PAIS E MESTRES - 2012

 
No dia 19 de maio a escola se organizou para receber os pais, inicialmente no pátio da escola onde algumas apresentações foram realizadas. O diretor da escola fez a abertura dando boas vindas a todos. 



 
Os vice diretores, coordenadora, professores e funcionários também se apresentaram. 




Em seguida um grupo de alunos fizeram suas apresentações através das músicas que prepararam para os pais já que os mesmos estão formando o coral da escola e ficaram muito felizes em fazer sua primeira apresentação em público sob a orientação da professora Maria Edileuza. Pela reação dos pais percebeu-se que eles também gostaram muito.


 
Depois das apresentações, os pais se dirigiram para as salas indicadas para receberem os boletins e tratar do rendimento dos filhos juntamente com os professores.







Conselho de Classe 2012


O Conselho de classe do Ensino fundamental do primeiro bimestre de 2012 iniciou-se às oito  horas no dia quatro de maio para o turno Matutino e às treze horas para o turno Vespertino a , e contou com a participação  de todos os professores, coordenador, diretor, vice diretor e secretária. A Coordenadora Eli a vice Silvani e o vice José Francisco agradeceu a presença de todos, pedindo que fizessem uma analise cuidadosa de cada caso relacionado aos alunos, e que refletisse sobre cada uma de suas decisões.


O Conselho de classe do Ensino fundamental II do primeiro bimestre de 2012 iniciou-se às oito horas no dia quatro de maio, e contou com a participação de todos os professores, coordenador, diretor, vice-diretor e secretária. A Coordenadora Teresa Nunes  e a Vice diretora Risaneides Moura agradeceu a presença de todos, pedindo que  fizessem uma analise cuidadosa de cada caso relacionado aos alunos, e que refletisse sobre cada uma de suas decisões.


O Conselho de Classe é uma oportunidade de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do aluno e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço de reflexão coletiva sobre o trabalho que está sendo realizado, possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas em atender os diferentes ritmos de aprendizagem de cada turma e/ou aluno. Mais do que decidir se os alunos serão aprovados ou não, trata-se de uma auto-avaliação. Nesta são retratados os pontos positivos e as fragilidades no que tange ao processo avaliativo e de aprendizagem.

Este é o momento onde todos ficam cientes do andamento dos trabalhos educacionais da unidade de ensino, e da importância da participação de todos os envolvidos e o papel da escola na promoção desta aprendizagem a partir da clareza de sua função social, dos instrumentos e critérios de avaliação, dos processos de ensino e aprendizagem e da própria prática pedagógica.


MAS E O CONSELHO DE CLASSE?
 
O que é?

É um órgão colegiado e uma instância avaliativa que analisa, discute e delibera sobre os processos de ensino e aprendizagem nos estabelecimentos de ensino.

É um organismo colegiado, constituído no espaço escolar, que prioriza a discussão pedagógica em torno dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. É mais do que uma reunião pedagógica, é parte integrante do processo de avaliação desenvolvido pela escola. É o momento privilegiado para redefinir práticas pedagógicas com o objetivo de superar a fragmentação do trabalho escolar e oportunizar formas diferenciadas de ensino que realmente garantam a todos os alunos a aprendizagem.

O fundamental é compreender que o Conselho de Classe é muito mais complexo que a simples retrospectiva do comportamento e notas do aluno no decorrer do período (mês, bimestre, trimestre, etc.), e que, neste espaço, tornam-se possíveis as mudanças, ainda que pequenas e gradativas, mas que sigam uma mesma direção. Expressa-se aqui, a intencionalidade do ato educativo, que requer competência profissional, reflexão crítica sobre a prática, comprometimento com a aprendizagem do aluno, sem que isso signifique, como afirma Paulo Freire, excluir a “afetividade e a alegria” do processo educativo.

O Conselho de Classe é uma reunião dos professores da turma com múltiplos objetivos, entre outros destacamos: avaliar o aproveitamento dos alunos e da turma como um todo; chegar a um conhecimento mais profundo do aluno e promover a integração dos professores e de outros elementos da equipe da escola”. (ROCHA, 1984, p. 9)

A LDB 9394/96 garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e dos outros mecanismos que a possibilitam.

Quem participa

Professores, coordenador, diretor, vice diretor e secretária.

Objetivo

Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

O que esperar

Chegar a um consenso da equipe em relação:
• às avaliações de desenvolvimento dos alunos, considerando as singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias de vida de cada um;
• às intervenções necessárias para melhorar o processo ensino-aprendizagem das turmas e dos alunos, individualmente.

Resultado

• Promover uma visão mais correta, adequada e abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valorizar a observação do progresso individual dos alunos aula a aula, bem como seu comportamento cognitivo, afetivo e social durante as aulas;
• Incentivar a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de ensino;
• Traçar metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.

Referências

MARCO, Regina M. S.; MAURÍCIO, Wanderléa P. D. O Conselho de Classe: momento de reflexão para as estratégias pedagógicas e a aprendizagem do estudante. Revista de Divulgação Técnico-científica do ICPG, vol.3, n.10, jan.-jun./2007, p. 83-87. <http://www.icpg.com.br/hp/revista/index.php>
BARBOSA, Mirtes L. P.  O  Conselho de Classe: prática escolar e produção de identidades. 10.05.2005. http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/152/31/1/3/
ROCHA, Any Dutra Coelho da. Conselho de Classe: burocratização ou participação. Rio de Janeiro: F. Alves, 1984.


Diretoria de Políticas e  Programas  Educacionais (DPPE). http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/Docs%20CGE/avaliacaoseed.pdf
SEJAM BEM VINDOS AO CMLAB

Editor.: Prof. Alaécio Ramos Santos
E-mail: alaecioramos@hotmail.com