O
Conselho de classe do Ensino fundamental
do primeiro bimestre de 2012 iniciou-se às oito
horas no dia quatro de maio para o turno Matutino e às treze horas para
o turno Vespertino a , e contou com a participação de todos os professores, coordenador, diretor,
vice diretor e secretária. A Coordenadora Eli a vice Silvani e o vice José
Francisco agradeceu a presença de todos, pedindo que fizessem uma analise
cuidadosa de cada caso relacionado aos alunos, e que refletisse sobre cada uma
de suas decisões.
O
Conselho de classe do Ensino fundamental
II do primeiro bimestre de 2012 iniciou-se às oito horas no dia quatro de
maio, e contou com a participação de todos os professores, coordenador,
diretor, vice-diretor e secretária. A Coordenadora Teresa Nunes e a Vice diretora Risaneides Moura agradeceu
a presença de todos, pedindo que
fizessem uma analise cuidadosa de cada caso relacionado aos alunos, e
que refletisse sobre cada uma de suas decisões.

Este é
o momento onde todos ficam cientes do andamento dos trabalhos educacionais da
unidade de ensino, e da importância da participação de todos os envolvidos e o papel da escola na
promoção desta aprendizagem a partir da clareza de sua função social, dos
instrumentos e critérios de avaliação, dos processos de ensino e aprendizagem e
da própria prática pedagógica.
MAS
E O CONSELHO DE CLASSE?
O que é?
É um
órgão colegiado e uma instância avaliativa que analisa, discute e delibera
sobre os processos de ensino e aprendizagem nos estabelecimentos de ensino.
É um
organismo colegiado, constituído no espaço escolar, que prioriza a discussão
pedagógica em torno dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. É
mais do que uma reunião pedagógica, é parte integrante do processo de avaliação
desenvolvido pela escola. É o momento privilegiado para redefinir práticas
pedagógicas com o objetivo de superar a fragmentação do trabalho escolar e
oportunizar formas diferenciadas de ensino que realmente garantam a todos os
alunos a aprendizagem.
O
fundamental é compreender que o Conselho de Classe é muito mais complexo que a
simples retrospectiva do comportamento e notas do aluno no decorrer do período
(mês, bimestre, trimestre, etc.), e que, neste espaço, tornam-se possíveis as
mudanças, ainda que pequenas e gradativas, mas que sigam uma mesma direção.
Expressa-se aqui, a intencionalidade do ato educativo, que requer competência
profissional, reflexão crítica sobre a prática, comprometimento com a
aprendizagem do aluno, sem que isso signifique, como afirma Paulo Freire,
excluir a “afetividade e a alegria” do processo educativo.
O Conselho de Classe é uma
reunião dos professores da turma com múltiplos objetivos, entre outros
destacamos: avaliar o aproveitamento dos alunos e da turma como um todo; chegar
a um conhecimento mais profundo do aluno e promover a integração dos
professores e de outros elementos da equipe da escola”. (ROCHA, 1984, p. 9)
A LDB
9394/96 garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de
estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e
dos outros mecanismos que a possibilitam.
Quem participa
Professores,
coordenador, diretor, vice diretor e secretária.
Objetivo
Compartilhar
informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões
para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
O que esperar
Chegar
a um consenso da equipe em relação:
•
às avaliações de desenvolvimento dos alunos, considerando as singularidades de
comportamentos, aprendizagens e histórias de vida de cada um;
•
às intervenções necessárias para melhorar o processo ensino-aprendizagem das
turmas e dos alunos, individualmente.
Resultado
•
Promover uma visão mais correta, adequada e abrangente do papel da avaliação
no processo ensino-aprendizagem;
•
Valorizar a observação do progresso individual dos alunos aula a aula, bem como
seu comportamento cognitivo, afetivo e social durante as aulas;
•
Incentivar a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de ensino;
•
Traçar metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.
Referências
MARCO,
Regina M. S.; MAURÍCIO, Wanderléa P. D. O Conselho de Classe: momento de
reflexão para as estratégias pedagógicas e a aprendizagem do estudante. Revista
de Divulgação Técnico-científica do ICPG, vol.3, n.10, jan.-jun./2007,
p. 83-87. <http://www.icpg.com.br/hp/revista/index.php>
BARBOSA, Mirtes L. P. O Conselho
de Classe: prática escolar e produção de identidades. 10.05.2005. http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/152/31/1/3/
ROCHA, Any Dutra Coelho da. Conselho
de Classe: burocratização ou participação. Rio de
Janeiro: F. Alves, 1984.
Diretoria
de Políticas e Programas Educacionais (DPPE).
http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/Docs%20CGE/avaliacaoseed.pdf
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