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Conselho de Classe 2012


O Conselho de classe do Ensino fundamental do primeiro bimestre de 2012 iniciou-se às oito  horas no dia quatro de maio para o turno Matutino e às treze horas para o turno Vespertino a , e contou com a participação  de todos os professores, coordenador, diretor, vice diretor e secretária. A Coordenadora Eli a vice Silvani e o vice José Francisco agradeceu a presença de todos, pedindo que fizessem uma analise cuidadosa de cada caso relacionado aos alunos, e que refletisse sobre cada uma de suas decisões.


O Conselho de classe do Ensino fundamental II do primeiro bimestre de 2012 iniciou-se às oito horas no dia quatro de maio, e contou com a participação de todos os professores, coordenador, diretor, vice-diretor e secretária. A Coordenadora Teresa Nunes  e a Vice diretora Risaneides Moura agradeceu a presença de todos, pedindo que  fizessem uma analise cuidadosa de cada caso relacionado aos alunos, e que refletisse sobre cada uma de suas decisões.


O Conselho de Classe é uma oportunidade de refletir sobre a aprendizagem dos alunos e o processo de ensino. Seu objetivo é favorecer uma avaliação mais completa do aluno e do próprio trabalho docente, proporcionando um espaço de reflexão coletiva sobre o trabalho que está sendo realizado, possibilitando a tomada de decisão para um novo fazer pedagógico, favorecendo mudanças para estratégias mais adequadas em atender os diferentes ritmos de aprendizagem de cada turma e/ou aluno. Mais do que decidir se os alunos serão aprovados ou não, trata-se de uma auto-avaliação. Nesta são retratados os pontos positivos e as fragilidades no que tange ao processo avaliativo e de aprendizagem.

Este é o momento onde todos ficam cientes do andamento dos trabalhos educacionais da unidade de ensino, e da importância da participação de todos os envolvidos e o papel da escola na promoção desta aprendizagem a partir da clareza de sua função social, dos instrumentos e critérios de avaliação, dos processos de ensino e aprendizagem e da própria prática pedagógica.


MAS E O CONSELHO DE CLASSE?
 
O que é?

É um órgão colegiado e uma instância avaliativa que analisa, discute e delibera sobre os processos de ensino e aprendizagem nos estabelecimentos de ensino.

É um organismo colegiado, constituído no espaço escolar, que prioriza a discussão pedagógica em torno dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação. É mais do que uma reunião pedagógica, é parte integrante do processo de avaliação desenvolvido pela escola. É o momento privilegiado para redefinir práticas pedagógicas com o objetivo de superar a fragmentação do trabalho escolar e oportunizar formas diferenciadas de ensino que realmente garantam a todos os alunos a aprendizagem.

O fundamental é compreender que o Conselho de Classe é muito mais complexo que a simples retrospectiva do comportamento e notas do aluno no decorrer do período (mês, bimestre, trimestre, etc.), e que, neste espaço, tornam-se possíveis as mudanças, ainda que pequenas e gradativas, mas que sigam uma mesma direção. Expressa-se aqui, a intencionalidade do ato educativo, que requer competência profissional, reflexão crítica sobre a prática, comprometimento com a aprendizagem do aluno, sem que isso signifique, como afirma Paulo Freire, excluir a “afetividade e a alegria” do processo educativo.

O Conselho de Classe é uma reunião dos professores da turma com múltiplos objetivos, entre outros destacamos: avaliar o aproveitamento dos alunos e da turma como um todo; chegar a um conhecimento mais profundo do aluno e promover a integração dos professores e de outros elementos da equipe da escola”. (ROCHA, 1984, p. 9)

A LDB 9394/96 garante à equipe pedagógica e aos professores da escola o direito de estabelecer os princípios, finalidades e objetivos de seu Conselho de Classe e dos outros mecanismos que a possibilitam.

Quem participa

Professores, coordenador, diretor, vice diretor e secretária.

Objetivo

Compartilhar informações sobre a classe e sobre cada aluno para embasar a tomada de decisões para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

O que esperar

Chegar a um consenso da equipe em relação:
• às avaliações de desenvolvimento dos alunos, considerando as singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias de vida de cada um;
• às intervenções necessárias para melhorar o processo ensino-aprendizagem das turmas e dos alunos, individualmente.

Resultado

• Promover uma visão mais correta, adequada e abrangente do papel da avaliação no processo ensino-aprendizagem;
• Valorizar a observação do progresso individual dos alunos aula a aula, bem como seu comportamento cognitivo, afetivo e social durante as aulas;
• Incentivar a auto-análise e auto-avaliação dos profissionais de ensino;
• Traçar metas para que as mudanças sugeridas sejam efetivamente realizadas.

Referências

MARCO, Regina M. S.; MAURÍCIO, Wanderléa P. D. O Conselho de Classe: momento de reflexão para as estratégias pedagógicas e a aprendizagem do estudante. Revista de Divulgação Técnico-científica do ICPG, vol.3, n.10, jan.-jun./2007, p. 83-87. <http://www.icpg.com.br/hp/revista/index.php>
BARBOSA, Mirtes L. P.  O  Conselho de Classe: prática escolar e produção de identidades. 10.05.2005. http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/152/31/1/3/
ROCHA, Any Dutra Coelho da. Conselho de Classe: burocratização ou participação. Rio de Janeiro: F. Alves, 1984.


Diretoria de Políticas e  Programas  Educacionais (DPPE). http://www.pedagogia.seed.pr.gov.br/arquivos/File/Docs%20CGE/avaliacaoseed.pdf

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Editor.: Prof. Alaécio Ramos Santos
E-mail: alaecioramos@hotmail.com