CMI É
INFORMAÇÃO
BLOG: luisalvesbarreto.blogspot.com
JORNADA PEDAGÓGICA 2012

OBJETIVO
* Analisar e reformular as propostas curriculares da escola.
CRONOGRAMA
2ª feira ( 13/02)
Abertura
Vídeo
Dinâmica de divisão de grupo
Lanche
Revisão das propostas curriculares de:
Português, Ciências, Inglês,
História e Ed. Infantil.
Almoço
Socialização
3ª feira (14/02)
Abertura
Vídeo
Dinâmica de divisão de grupo
Lanche
Revisão das propostas curriculares de:
Ed. Física, Geografia, Matemática, Cidadania, Artes, Ed. Infantil
Almoço
Socialização
4ª feira(15/02)
Palestra na câmara de vereadores com o tema: “O currículo no cotidiano escolar.”
5ª feira (16/02)
Abertura
Vídeo
Dinâmica de divisão de grupo
Lanche
Construção das ementas
Almoço
Socialização
6ª feira ( 17/02)
Abertura
Vídeo
Apresentação do diretor e dos Vice Diretores
Retrospectiva
Encerramento.
Projeto “Saúde na Escola”


necessário quanto a elaboração e a execução num processo de planejamento, sendo assim, pode-se dizer que o projeto atingiu um percentual de satisfação estudantil, já que os temas abordados eram do interesse dos mesmos. Porém, sentiu-se uma necessidade de maior interação entre a equipe do projeto e a equipe da escola para que pudessem organizar melhor as trocas de sala evitando tumultos entre os aprendizes.
No que se refere aos palestrantes, destaca-se que no período da manhã o Dr. Claudivan falou sobre as DSTS e os alunos aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas referentes ao tema e os professores que estiveram presentes sentiram ( segundo eles), que seu trabalho do dia-a-dia estava recebendo importante apoio(reforço).


percebeu-se é que grande parte da equipe está distante da realidade das escolas e por isso, se
sentiram muito irritados com algumas situações
apresentadas no espaço, as vezes até causando alguns conflitos que poderiam ser contornados facilmente com um dialogo e que poderiam estar atendendo algumas solicitações dos jovens/adolescentes.
Conclui-se que o projeto é muito bom e a equipe também , que tem muito a contribuir com as escolas, basta que haja mais comunicação com a comunidade escolar para que possa ser melhor organizado.
Projeto Cultura Afro-Brasileira


será trabalhado de forma interdisciplinar em todas as
séries do fundamental II proporcionando a integração
entre os alunos. Foi dividido por bimestre com os seguintes temas: memória, identidade, ética e cidadania, diversidade cultural.

sobretudo, de orgulho ao exibi-la. Sentiu-se a necessidade e mexer no eixo da memória, para que a presença africana que
habita em nós pudesse emergir livremente. Os projetos trabalhados nesse bimestre foram: “ Memória viva” ( no turno matutino) e “ Memória, o passado ensina e contagia (turno vespertino). O resultado dos mesmos podemos conferir.
Apresentações dos alunos
realizadas no CMI nos dias 09/05(matutino) e 11/05 ( vespertino)


Brasil de todas as cores


visões estereotipadas sobre o tema é procurar identificar e recuperar os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente e sempre lembrando que a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas que se manifestaram na música, religião e culinária, entre outras. Porém a contribuição do negro na nossa cultura vai além da povoação e da prosperidade econômica através do trabalho. Foi através desse ponto de partida , que os alunos do CMI, desenvolveram o projeto proposto e orientado pelos professores trazendo como produto final do conteúdo trabalhado em classe, uma rica exposição de trabalhos e apresentações culturais na própria escola. Vejam:






No 3º bimestre será trabalhado o tema “Ética e Cidadania” através dos
projetos “Afro-brasileiro, cidadão que não é de papel” e “ As danças e
as músicas do universo afro-brasileiro”. Aguardem...
Reunião de pais e mestres



Conselho de classe -1ª Unidade

A participação da família foi citada em várias situações pois como bem sabemos ela é fundamental e por isso, algumas sugestões foram relacionadas à conversas com familiares e responsáveis, que por sinal a escola já está colocando em prática de acordo com as oportunidades apresentadas.
Percebe-se que alguns alunos não se interessam muito,mas que outros mesmo se esforçando não conseguem uma aprendizagem satisfatória, havendo uma necessidade de oferecer aulas extras para os mesmos ( reforço) em horários opostos ao turno escolar. Depois de discutidas as situações de cada aluno, o conselho deu-se por encerrado, cada participante levando a esperança de encontrar soluções que pelo menos amenizem os problemas encontrados já que acabar com todos seria muita pretensão da escola.
São João no CMI





Portugal. Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africanas e indígenas resultaram no que hoje conhecemos como festas juninas brasileiras. Aproveitando essa mistura de influencias o CMI realiza eventos na escola com apresentação de quadrilhas, corrida de saco, ovo na colher, entre outras. Com tanta diversão, é hora de apresentar à comunidade escolar quem são os grandes leitores do primeiro semestre. Esse levantamento é possível através do projeto “Os Grandes Leitores” elaborado e executado pelas professoras da sala de leitura, Rosângela e Helenita que fazem o acompanhamento diário dos alunos. No primeiro semestre os grandes leitores foram premiados com bicicletas, celulares, caixinhas de som, relógios, cesta de produtos de higiene pessoal, etc.
E-mail e Blog dos Professores
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