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JORNADA PEDAGÓGICA 2012
O colégio Municipal de Ibipeba se prepara para realizar a jornada pedagógica de 2012, para isso convida toda comunidade escolar para comparecer à escola no dia 13 de Fevereiro, que será o primeiro dia de estudos onde serão revistas todas as propostas curriculares da escola, construídas as ementas de todas as disciplinas e elaborado o planejamento para realizar o diagnostico de todas as turmas na primeira semana de aula.



OBJETIVO

* Analisar e reformular as propostas curriculares da escola.

CRONOGRAMA

2ª feira ( 13/02)
Abertura
Vídeo
Dinâmica de divisão de grupo
Lanche
Revisão das propostas curriculares de:
Português, Ciências, Inglês,
História e Ed. Infantil.
Almoço
Socialização
3ª feira (14/02)
Abertura
Vídeo
Dinâmica de divisão de grupo
Lanche
Revisão das propostas curriculares de:
Ed. Física, Geografia, Matemática, Cidadania, Artes, Ed. Infantil
Almoço
Socialização
4ª feira(15/02)
Palestra na câmara de vereadores com o tema: “O currículo no cotidiano escolar.”
5ª feira (16/02)
Abertura
Vídeo
Dinâmica de divisão de grupo
Lanche
Construção das ementas
Almoço
Socialização
6ª feira ( 17/02)
Abertura
Vídeo
Apresentação do diretor e dos Vice Diretores
Retrospectiva
Encerramento.


Projeto “Saúde na Escola”

As políticas públicas propõem intervenções no ambiente escolar visando a melhoria do convívio social como um todo. Sabendo da importância da implementação de projetos sociais, o Colégio Municipal Luis Alves Barreto, recebeu no dia 23 de março de 2012, a equipe de saúde deste município, com o projeto “ Saúde na Escola”. Como todos os trabalhos realizados carecem de avaliação, o referido relatório cumprirá esta função, pois como nos diz Gandin(2002), a avaliação é um aspecto tão

necessário quanto a elaboração e a execução num processo de planejamento, sendo assim, pode-se dizer que o projeto atingiu um  percentual de satisfação estudantil,  já que os temas abordados eram do interesse dos mesmos. Porém, sentiu-se uma necessidade de maior interação entre a equipe do projeto e a equipe da escola para que pudessem organizar melhor as trocas de sala evitando tumultos entre os aprendizes.

No que se refere aos palestrantes, destaca-se que no período da manhã o Dr. Claudivan falou sobre as DSTS e os alunos aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas referentes ao tema e os professores que estiveram presentes sentiram ( segundo eles), que seu trabalho do dia-a-dia estava recebendo importante apoio(reforço).

Sentiu-se a falta do médico no período da tarde, mas os enfermeiros que assumiram a palestra deram conta do conteúdo planejado. Não contamos com a presença de nutricionistas, os agentes de saúde cumpriram o seu papel realizando os procedimentos previstos nos dois períodos, os enfermeiros e dentistas, terapeuta e professora de Ed. Física deram as parcelas de contribuição. Mas o que
percebeu-se é que grande parte da equipe está distante da realidade das escolas e por isso, se

sentiram muito irritados com algumas situações
apresentadas no espaço, as vezes até causando alguns conflitos que poderiam ser contornados facilmente com um dialogo e que poderiam estar atendendo algumas solicitações dos jovens/adolescentes.
Conclui-se que o projeto é muito bom e a equipe também , que tem muito a contribuir com as escolas, basta que haja mais comunicação com a comunidade escolar para que possa ser melhor organizado.



Projeto Cultura Afro-Brasileira


O Colégio Municipal Luis Alves Barreto, dando continuidade à metodologia de trabalhar com projeto gerador anual e sentindo  a necessidade de promover uma articulação  de forma sistemática e contínua com a comunidade, resolve que para o ano de 2012 será trabalhado o projeto de cultura afro brasileira, que além de buscar essa articulação  e viabilização de ações de integração, também estará  atendendo a uma determinação da Lei 10.639 de 9/01/2003, do ministério da educação que propõe a conscientização e resgate das nossas raízes.  O projeto
será trabalhado de forma interdisciplinar em todas as
séries do fundamental II proporcionando a integração

entre os alunos. Foi dividido por bimestre com os seguintes temas: memória, identidade, ética e cidadania, diversidade cultural.
No  primeiro   bimestre,   atendendo  a  proposta   de  trabalhar  na  escola  a valorização da cultura afro brasileira, desenvolveram-se dois projetos( um no turno   matutino  e   outro   no turno vespertino) que buscaram promover um resgate  histórico  da  colaboração   dos negros na estrutura e construção da sociedade   brasileira,  na  esperança  de  despertar   o  sentimento   de  afro brasilidade  e,


 sobretudo,  de  orgulho  ao  exibi-la. Sentiu-se a necessidade e mexer no eixo da memória, para que a presença africana  que
habita em nós pudesse emergir livremente. Os projetos trabalhados  nesse bimestre foram: “ Memória  viva”  ( no  turno   matutino)  e  “ Memória,  o  passado   ensina   e contagia (turno vespertino). O resultado dos mesmos podemos conferir.  

                                              


 Apresentações dos alunos 
realizadas no CMI nos dias 09/05(matutino) e 11/05 ( vespertino) 

 



 

Brasil de todas as cores

No segundo bimestre o tema trabalhado  tanto no turno matutino quanto no vespertino  foi “dentidade”, através do projeto  “ Brasil de todas as cores”. O   referido projeto abordou aspectos da influência  africana, já que a mesma é muito ampla  e nem sempre percebida, de tão arraigada que está no nosso cotidiano. Nessa perspectiva, o projeto mostrou que  a questão africana não pode ser tratada apenas do ponto de vista da escravidão, como se fosse uma questão isolada e superada pela assinatura da Lei Áurea em 1888. Um ponto de partida para ampliar nossa visão e tentar superar as

visões estereotipadas  sobre o tema é procurar identificar e recuperar  os elementos da resistência negra, suas formas de luta e de organização, sua cultura, não apenas no passado, mas também no tempo presente e sempre lembrando que a cultura afro-brasileira é resultado também das influências dos portugueses e indígenas que se manifestaram na música, religião e culinária, entre outras.  Porém a contribuição do negro na nossa cultura vai além da povoação e da prosperidade econômica através do trabalho. Foi através desse ponto de partida , que os alunos do CMI, desenvolveram o projeto proposto e orientado pelos professores  trazendo como produto final do conteúdo trabalhado em classe, uma rica exposição de trabalhos e apresentações  culturais  na própria escola.  Vejam:

 


















No 3º bimestre será trabalhado o tema “Ética e Cidadania” através dos projetos “Afro-brasileiro, cidadão que não é de papel” e  “ As danças e as músicas do     universo afro-brasileiro”. Aguardem...

Reunião de pais e mestres

No dia 19 de maio a escola se organizou para receber os pais, inicialmente no pátio da escola onde algumas apresentações foram realizadas. O diretor da escola fez a abertura dando boas vindas a todos. Os vice diretores, coordenadora, professores e funcionários também se apresentaram. Em seguida um grupo de alunos fizeram suas apresentações através da músicas que prepararam para os pais já que os mesmos estão formando o coral da escola e ficaram muito felizes em fazer sua primeira apresentação em público sob a orientação d professora Maria Edileuza. Pela reação dos pais percebeu -se que eles também gostaram muito.
Depois das apresentações, os pais se dirigiram para as salas indicadas para  receberem os boletins e tratar do rendimento dos filhos juntamente com os professores.




Conselho de classe -1ª Unidade

No dia 4 de maio de 2012 a equipe do Colégio municipal Luis Alves Barreto  se reuniu para avaliar os trabalhos realizados na primeira unidade e como estava o rendimento dos alunos.  A analise foi feita através do conselho diagnóstico da unidade . Discutiu-se algumas ações a serem feitas em busca da melhoria da aprendizagem já que percebe-se que a mesma não está satisfatória e está deixando a equipe muito preocupada. Por não estarem satisfeitos com os resultados, alguns encaminhamentos foram sugeridos pela equipe, sendo que a maioria delas ficaram a cargo dos próprios professores, direção e coordenação buscando conversar com os alunos na tentativa de conscientizá-los sobre a importância de adquirir bom desempenho escolar. Apenas em casos extremos foi sugerido que a escola pedisse parceria com o conselho tutelar, haja vista que em algumas situações faz-se necessária a colaboração do mesmo.


A  participação    da  família   foi citada  em   várias  situações  pois como  bem   sabemos   ela  é   fundamental   e   por   isso, algumas   sugestões foram relacionadas à  conversas  com  familiares e responsáveis, que por sinal    a   escola   já   está   colocando   em   prática   de  acordo  com as  oportunidades apresentadas.

Percebe-se que alguns alunos  não se  interessam muito,mas que outros mesmo se esforçando  não   conseguem  uma  aprendizagem satisfatória, havendo  uma  necessidade  de  oferecer aulas  extras  para os  mesmos  ( reforço) em horários opostos ao turno escolar. Depois  de  discutidas as   situações  de   cada   aluno, o  conselho  deu-se  por   encerrado,    cada participante  levando  a  esperança  de   encontrar  soluções   que    pelo  menos  amenizem os  problemas  encontrados já  que acabar  com todos  seria muita pretensão da escola.



São João no CMI


A festa junina chegou ao Brasil através dos portugueses, no período colonial, trazendo influências de diferentes países da Europa e da Ásia. A dança marcada, que inspirou a criação da quadrilha, teria vindo da França; a tradição de soltar fogos de artifícios, da China; a dança de fitas, da Espanha e
Portugal. Estas e outras expressões culturais misturadas às culturas africanas e indígenas resultaram no que hoje conhecemos como festas juninas brasileiras. Aproveitando essa mistura de influencias o CMI realiza eventos na escola com apresentação de quadrilhas, corrida de saco, ovo na colher, entre outras. Com tanta diversão, é hora de apresentar à comunidade escolar quem são os grandes leitores do primeiro semestre. Esse levantamento é possível através do projeto “Os Grandes Leitores”  elaborado e executado pelas professoras da sala de leitura, Rosângela e Helenita que fazem o acompanhamento diário dos alunos. No primeiro semestre os grandes leitores foram premiados com bicicletas, celulares, caixinhas de som, relógios, cesta de produtos de higiene pessoal, etc.




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Editor.: Prof. Alaécio Ramos Santos
E-mail: alaecioramos@hotmail.com